MARIA LUIZA RODRIGUES VIANA - Malu Viana ou Mc Flor do Gueto
- Maurício da Silva Dorneles

- 5 de nov.
- 2 min de leitura

Maria Luiza Rodrigues Viana - Malu Viana ou Mc Flor do Gueto foi rapper, radialista de formação, educomunicadora, educadora social e produtora cultural, tendo sido idealizadora e diretora executiva da Flor Do Guetto Produtora.
Graduanda em Serviço Social, nasceu em Porto Alegre no ano de 1974. Seus pais trabalhavam para uma família rica, circunstância em que teve acesso aos estudos numa escola privada e desde pequena percebeu as diferenças sócio raciais daquele contexto e cotidiano. Sua trajetória acabou por ficar marcada pelo ativismo político nos movimentos de juventude, das mulheres e pela igualdade para todos.
Na adolescência, nos anos 1980, encontrou conexão na cultura Hip Hop. Quando o grupo de rap Racionais Mc's veio a Porto Alegre pela primeira vez, nos anos 1990, ela faz questão de aguardar os artistas na saída do hotel para cobrar o Rapper Mano Brown pelo conteúdo machista de algumas de suas letras. Tempos depois, Mano Brown apadrinhou o grupo de rap de Malu Viana, o Flor do Gueto, que foi tratar da realidade das mulheres negras e periféricas.
Em 2003, Malu Viana, tornou-se conselheira e participante da Conferência Nacional da Juventude, sendo a representante do Hip Hop gaúcho na edição Internacional do Fórum Social Mundial, realizado na Índia, em 2004.
Entre 2012 e 2016, atuou no Fórum Permanente do Hip Hop, foi candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na eleição municipal de 2020 e lamentavelmente faleceu ainda bastante jovem, em 2021, aos 47 anos, vítima de um infarto.
O Museu da Cultura Hip Hop, localizado na Zona Norte de Porto Alegre, homenageou Malu Viana ao inaugurar uma estufa agroecológica, batizando-a de "Mc Flor do Gueto".
Pesquisa de imagem: Leandro Machado
Referências:
Mídia Ninja. Malu Viana a nossa luta é todo dia em Porto Alegre.
em: 17 de fevereiro de 2025.
<https://legitimas.blogspot.com/> Acesso em: 17 de fevereiro de 2025.



























































































































































































































































































































Comentários