top of page
1.png

O Negro em Preto e Branco

ree

O livro O Negro em Preto e Branco - História fotográfica da população Negra de Porto Alegre (publicado em 2005) é de autoria, coordenação editorial e design de fotógrafa e artista visual Irene Santos, com contribuições da jornalista e militante do movimento negro porto-alegrenese Vera Daisy Barcellos e da produtora e também jornalista Sílvia Abreu nos textos e entrevistas, de Elenir Gularte Marques na pesquisa histórica, do histórico poeta e militante Oliveira Silveira, consultoria de artes gráficas de Zoravia Bettiol. na consultoria de artes gráficas e prefácio de Marilene Leal Paré. 


O livro contou com financiamento do Fumproarte, fundo de financiamento de projetos culturais da Prefeitura de Porto Alegre. 


Irene de Figueiredo Santos é uma fotógrafa portoalegrense, nascida no ano de 1947, que dedica o seu trabalho a conhecer e promover a cultura afro-brasileira, especialmente a do Sul do Brasil. É vencedora do prêmio Açorianos na categoria Literatura Especial. 


Formada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1971, teve seu primeiro emprego como fotógrafa na gráfica do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, trabalhando nos setor de fotolitos, onde aprofundou seus conhecimentos práticos com a fotografia e os processos de revelação.


No ano de 1979, abriu seu próprio estúdio de fotografia, então, podendo dedicar-se mais a fundo em sua área de estudos: a música, a cultura e as artes cênicas afro-brasileiras. Também pode então desenvolver a escrita e produção de outros livros e projetos, incluindo a publicação “Colonos e Quilombolas – Memória fotográfica das Colônias Africanas de Porto Alegre”, edição de 2010, e o webdocumentário “Outros Carnavais – Memória do carnaval de Rua de Porto Alegre, 1930-1969”, editado em 2014. 


O livro conta com contribuições de outras personalidades Negras, que escreveram em seus respectivos capítulos: 

  • Guarani Santos (professor e historiador)

  • Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr. (professor da PUC/RS. Jornalista. mestre em antropologia e doutor em Antropologia Social pela UFRGS)

  • Antônio Carlos Santa Rosa (Mestre em Administração pela University of Southern California, Los Angeles, Califórnia, e graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS)

  • Antônio Carlos Côrtes (Advogado, Pesquisador da Cultura Negra, e presidente da Sociedade Floresta Aurora) 

  • Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (Docente da Universidade Federal de São Carlos e membro Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros desta Universidade e Conselheira da Câmara de educação Superior do Conselho Nacional de Educação por indicação do Movimento Negro) - 

  • Edilson Nabarro (Sociólogo Pós-Graduado/UFRGS. Militante do Movimento Negro desde a década de 70. Um dos fundadores da Revista Tição e do MNU/RS) 

  • Isete Maria do Nascimento (professor de letras e literatura licenciada pela UFRGS) 

  • Jones Lopes da Silva (jornalista e repórter de Zero Hora, que também participou da revista e do jornal Tição no início dos anos 80 

  • Osvaldo Ferreira dos Reis (advogado e pesquisador da cultura africana.


Além de Norton Figueiredo Corrêa, Oliveira Silveira, Waldemar Pernambuco Moura Lima, Nilo Alberto Feijó, Claudinho Pereira, Joaquim Lucena Neto, Silvia Abreu, Renato Rosa, Jorge Alberto da Silva Nascimento , Maria Conceição Lopes Fontoura - ícones e referências históricas da cultura e do movimentos negro gaúcho e nacional.

Pesquisa de imagem: Leandro Machado


Referências:

  • JOAQUIM, Eduardo Santiago.Negro em Preto e Branco - História fotográfica da população negra


  • Negro em Preto e Branco: história fotográfica da população negra

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Acompanhe os verbetes publicados (8).png
bottom of page